sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Mundos invisíveis - Marcelo Gleiser

Série exibida em nove episódios pelo Fantástico.

Episódio 1 - "Tudo é matéria" - Pense no mundo maravilhoso da tecnologia e da eletrônica. Conquistas como a internet, a música digital e a TV de alta definição, que está estreando hoje. Você já parou para se perguntar como tudo isso foi possível?




Episódio 2
- "Os alquimistas que sonhavam com a vida eterna" - Muitos séculos atrás, na Europa e no Oriente, havia homens que dedicavam suas vidas a um sonho: transformar chumbo em ouro. Esses homens, os alquimistas, são os personagens de hoje da série Mundos Invisíveis.



Episódio 3 - "O surgimento dos remédios" - Você consegue imaginar um mundo sem remédios? O que seria da humanidade sem os antibióticos, por exemplo? Você vai conhecer a história do alquimista que descobriu que a diferença entre veneno e remédio é apenas a dose.


Episódio 4 - "Tudo se transforma" - Do que é feito o fogo e por que as coisas se queimam? É a típica pergunta que as crianças fazem e os adultos se enrolam para responder. Hoje, o físico Marcelo Gleiser vai contar a história do cientista que encontrou a resposta para esta pergunta.



Episódio 5 - "O alfabeto da matéria" - O físico Marcelo Gleiser vai contar a incrível história do cientista que organizou o alfabeto da matéria. E ainda descobriu a fórmula da vodka perfeita.



Episódio 6 - "A mulher genial que perdeu a vida em nome da ciência" - Na tentativa de entender do que são feitas as coisas do mundo, um dia, um cientista fez uma descoberta incrível. Dessa descoberta nasceu simplesmente. A televisão. Quem conta essa história é o físico Marcelo Gleiser.



Episódio 7 - "O porquê da radioatividade" - Cientistas haviam notado que alguns minerais pareciam ter uma fonte de energia invisível e inesgotável, emitindo luz e calor. Anos mais tarde, essa descoberta abriria caminho para tecnologia nuclear.



Episódio 8 - "Do que é feita a luz?" - No começo do século XX, surgiu um homem que encontrou essa e muitas outras respostas para os mistérios da física e do universo. Ele se chamava Albert Einstein.




Episódio 9
- "A energia dentro da matéria" - Foi na explosão atômica sobre Hiroshima, no Japão, em 6 de agosto de 1945, que a humanidade descobriu quanta energia pode se concentrar dentro da matéria.

Um comentário:

Jorge Purgly disse...

Caro Roberto Dalmo,
Muito interessante o seu blog.
Estou escrevendo sobre energia solar e assuntos afins em http://mastersuno.blogspot.com
Veja também meus outros blogs em
http://purgly.blogspot.com
http://biometrio.blogspot.com
http://konektigi.blogspot.com
http://drbachflower.blogspot.com
http://xeesm.com/JorgePurgly
Aproveito a oportunidade para desejar um Feliz Natal e um excelente 2010.
Um abraço,
Jorge