quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Vamos precisar de um novo timmy!! - Nitroglicerina




A nitroglicerina, ou trinitrato de glicerina, é conhecida por ser bastante explosiva. Foi descoberta pelo Italiano Ascanio Sobreno, em 1846. Ela é feita a partir da mistura de glicerina com ácido nítrico e ácido sulfúrico. Sobreno, estudando o efeito do ácido nitrico sobre alguns compostos organicos pingou o glicerol em uma mistura de acido sulfurico e nitrico e derramou a mistura resultante em agua. Com isso houve a separaçao de uma camada oleosa que foi denominada de nitroglicerina.

Sobreno, no auge de sua curiosidade provou a sua descoberta e registrou o seguinte comentário:

"Um traço posto sobre a língua, mas não engolido, provoca uma dor de cabeça extremamente pulsante e violenta, acompanhada de grande fraqueza dos membros."


Posteriormente foi descoberto que essa dor intensa era provocada por uma grande dilatação dos vasos sanguineos. Essa substância, então, passou a ser utilizada para tratamento de doenças do coração. O primeiro a descrever os benefícios da nitroglicerina foi Lauder Brunton em 1867. E atualmente quase todos os medicamentos usados para dilataçao de coronárias são derivados dessa substância.

Esses derivados também são utilizados no viagra e suplmentos alimentares. Um derivado muito interessante foi descoberto por Alfred Nobel durante seus muitos experimentos com o intuito de aumentar a estabilidade da nitroglicerina. Ele a misturou com alguns solidos neutros, serragem, cimento e carvão vegetal em pó. Dessa pesquisa saiu o dinamite, até hoje muito empregado.

Fórmula e reação de obtenção:



E esse é um pouco da história e obtenção da "famosa" nitroglicerina.

Fontes: Os botões de napoleão

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?485

Um comentário:

Unknown disse...

Po maneiro
eu pensei que Nitroglicerina
era um composto apenas usado pra explodir as paradas mas nunca iria imaginar que vem em remédios!
Maneiro cara