terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Química e charutos cubanos


Procurando sobre a química dos charutos eu encontrei no QMCWEB essa notícia



Atestado químico para charutos cubanos! Graças ao recente trabalho de uma equipe de químicos

do serviço alfandegário canadense, os charutos falsificados estão com os dias contados. Os cientistas desenvolveram um teste para identificar o verdadeiro tabaco cubano - uma assinatura química única, só encontrada nas folhas que foram plantadas, colhidas e manufaturadas em Cuba.
A técnica de análise foi desenvolvida por Lay-Keow Ng e seus colegas, todos pesquisadores no Canada Customs and Revenue Agency. "Tobacco contains a very, very, complex mixture of chemicals," explica Ng. Embora todos os charutos sejam feitos com folhas da mesma espécie de tabaco, a concentração de certos compostos químicos - especialmente alguns ácidos orgânicos - depende muito do local onde a planta nasceu e da maneira como ela foi manufaturada. O grupo de Ng identificou 8 ácidos carboxílicos que ocorrem em uma razão característica nos charutos cubanos - esta razão é diferente em outros charutos. A evidência é tão clara que já está sendo utilizada como prova em casos de venda de charutos falsificados, no Canadá. O teste, sem dúvida, é muito eficaz. Mas não é capaz de dizer, por exemplo, se o charuto cubano é de fato um Montecristo ou não...


Mais uma vez a química a favor da justiça!!!! ;)

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

"De la Servitude Moderne" Da Servidão Moderna


Direção: Jean-François Brient

A servidão moderna é uma escravidão voluntária, consentida pela multidão de escravos que se arrastam pela face da terra. Eles mesmos compram as mercadorias que os escravizam cada vez mais. Eles mesmos procuram um trabalho cada vez mais alienante que lhes é dado, se demonstram estar suficientemente domados. Eles mesmos escolhem os mestres a quem deverão servir. Para que esta tragédia absurda possa ter lugar, foi necessário tirar desta classe a consciência de sua exploração e de sua alienação. Aí está a estranha modernidade da nossa época. Contrariamente aos escravos da antiguidade, aos servos da Idade média e aos operários das primeiras revoluções industriais, estamos hoje em dia frente a uma classe totalmente escravizada, só que não sabe, ou melhor, não quer saber. Eles ignoram o que deveria ser a única e legítima reação dos explorados. Aceitam sem discutir a vida lamentável que se planejou para eles. A renúncia e a resignação são a fonte de sua desgraça.


Parte 1




Parte 2




Parte 3




Parte 4




Parte 5 (Final)

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Tatuagens explosivas


Há um tempo fiz a postagem sobre a "química das tatuagens", na qual eu descrevia algumas substâncias presentes nas tintas de tatuagem.

Há um tempo tambem, assistindo CSI, ou House, agora não lembro, teve um episódio que um cara todo tatuado entrou em um aparelho de ressonância magnética. Nesse caso o que ele sentiu foi dor em cada tatuagem que ele tinha, inclusive no rosto, mas nenhuma explosão aconteceu.

Vejam o caçadores de mitos sobre Tatuagens explosivas!



Caçadores de Mitos: Tatuagem Explosiva?
Caçadores de Mitos: Tatuagem Explosiva?