domingo, 24 de julho de 2011

¿Infância, a idade dos porquês?

Em um dia desses de férias, liguei a televisão, não estava passando nada de interessante nos canais dos quais eu costumo ver. Para tirar o tédio, resolvi passar os canais da TV a cabo e dar atenção aos canais de que não assisto normalmente. Parei no Discovery Kids e prestei atenção no desenho que estava passando, ele se chamava “Sid o cientista”, aos poucos fui dando importância ao desenho até perceber que este desenho é uma ótima iniciativa para a divulgação da ciência. No episódio que estava assistindo, Sid, o protagonista, começa questionar sobre a água. Primeiramente ele questiona a mãe, por que a água é liquida, ou por que ela é importante para a saúde. Sua mãe o responde e encoraja-o a levar este assunto a sala de aula.

Sempre antes de começar a aula, Sid e sua turma fazem uma pesquisa acerca de algum tema referente ao assunto do episódio, por exemplo, no episódio da água a pergunta foi se os pais deixam água aberta enquanto escovam o dente ou se ensaboam. Quando Sid entra na sala de aula, ele comenta com a professora sobre o interesse em entender mais sobre a água. Já sua professora, reúne toda a turma e começa a falar sobre a água, composição, utilidades dentre outros aspectos. É notório observar que durante todo o aprendizado dos pequenos alunos, são envolvidas todas as áreas do método científico. Dentre elas, é possível citar: a observação, experimentação, questionamento e a conclusão de idéias provenientes destes processos iniciais.

Cada episódio traz um assunto diferente a ser debatido. A abordagem é superficial, mas consegue abranger as dúvidas freqüentes que as crianças têm e levar-las ao pensamento crítico, base do processo científico.

É na infância que a criança começa a desvendar o funcionamento do mundo em que vive, portanto, vejo nestes desenhos educativos, uma ótima iniciativa ao ensino fora da escola. No qual a criança aprende questões básicas importantes assistindo desenhos educativos, fundamentados sempre de modo informal, divertindo os pequenos telespectadores.

Sid, o Cientista passa na Discovery Kids de segunda a sexta ás 09:30 e ás 15:00.



3 comentários:

Indi Passos disse...

Oi Igor...muito boa tua postagem!! Eu já vi alguns episódios desse desenho...e gosto muito de desenhos..acredito que ensinar ciência por meio deles é uma alternativa que vem ganhando espaço...além dos desenhos sou fascinada por jogos que contribuem para efetivar o ensino de química (na qual sou formada e pela qual sou apaixonada) e também as ciência no geral...sejam humanas ou exatas!
Parabéns pela postagem

Renata. disse...

Meu nome é Renata sou aluna do Curso de Licenciatura em Química na PUC-PR. Estou realizando meu TCC que tem como objetivo validar o uso da ferramenta blog como apoio as aulas de química. Para tanto estou realizando uma pesquisa com professores que mantem blogs relacionado ao ensino de química, visitei seu blog e acredito que você poderá contribuir muito com meu projeto.
Você por gentileza, poderia me passar seu endereço de e-mail para que eu possa enviar o questionário?
Obrigada!
Renata

Roberto Dalmo disse...

Fala renata, blz?
pode me mandar que eu farei o máximo para ajudar.

roberto_dalmo@hotmail.com

abraços