quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Resposta 02




É isso ai, quem acertou essa foi @FabianeBP, parabéns!

Usina Nuclear de Three Mile Island, estado da Pensilvânia nos Estados Unidos.

O Acidente Nuclear em Three Miles Island, nos Estados Unidos ocorreu porque houve vazamento de água no circuito primário de uma usina nuclear do tipo PWR. Com a perda de água, responsável pela refrigeração dos elementos combustíveis, houve um superaquecimento, fundindo-os parcialmente. Nada de grave ocorreu porque os elementos ficaram presos no vaso de pressão do reator. Mesmo o reator de Angra sendo do tipo PWR, já foram feitas as modificações necessárias para evitar um outro acidente desse tipo.

Logo tem mais

domingo, 16 de janeiro de 2011

Resposta 01


Tae pessoal, a resposta do Twitpic era Somália.

Difícil né?

Além da moeda de Mendeleev, há uma série de outras moedas
como de Plack, Maxwell, Pierre Curie, e outras figuras importantes par a humanidade.

Todas mostradas no site abaixo:

http://ret001qm.eresmas.net/somalia_wbcc.htm

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Jogo das Radiações


É com muito orgulho que vejo o "Jogo das Radiações" hopedado no Banco Internacional de Objetos Educacionais:

Agora esse jogo está disponível para todos na internet, sendo um dos resultados do projeto "O ensino de Química numa perspectiva construtivista: uma proposta articuladora do saber científico usando recursos digitais em multimídia"
Com a Coordenação da Professora Lucidéa Guimarães Rebello Coutinho, e Vice-coordenação da Professora Marcia Narcizo Borges.

Título: Jogo da radiação
Tipo do recurso: Animação/simulação
Objetivo: Facilitar a compreensão de conceitos e diversas formas de aplicação da radiação eletromagnética e da energia nuclear
Descrição do recurso: O software é um jogo cujo objetivo é salvar uma usina nuclear que está prestes a entrar em colapso e que deixaria a cidade que ela abastece sem energia. Mas antes de chegar à usina o jogador será desafiado a demonstrar seus conhecimentos sobre o tema passando por 04 ambientes onde situações baseadas em diferentes formas de uso das radiações no cotidiano são transformadas em perguntas. Este jogo estimula o raciocínio lógico, a capacidade de dedução e é acima de tudo bastante informativo. O estimado para uma partida é de tempo de 10 minutos
Observação: Para abrir o recurso e necessario a instalação do Plug-in do Adobe Flash
Componente Curricular: Ensino Médio::Química
Tema: Educação Básica::Ensino Médio::Química::Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Autor(es): Ribeiro, Carlos M. Rocha; Oliveira, Roberto D.; Latini, Rose M.; Borges, Márcia Narcizo; Teixeira, Viviane; Universidade Federal Fluminense, UFF - Química; Projeto Condigital MEC - MCT


Dessa forma Parabenizo toda a Equipe de Autores da Química e a Coordenação e funcionários da Computação do MidiaLab UFF:
Da Química: Carlos Magno Rocha Ribeiro, Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira (eu), Rose Mary Latini, Marcia Narcizo Borges, e Viviane Teixeira.
Da computação:
Coordenadores - Alexander Salgado, Marcelo Zamith, Esteban Clua
Programadores - Flávio Rocha, Heron Marques, Pietro Masseder
Designers - Fernando Ribeiro, Pedro Thiago, Vitória Apolinário
Para Acessar e Baixar o jogo entre em:


http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/15880