domingo, 24 de julho de 2011

¿Infância, a idade dos porquês?

Em um dia desses de férias, liguei a televisão, não estava passando nada de interessante nos canais dos quais eu costumo ver. Para tirar o tédio, resolvi passar os canais da TV a cabo e dar atenção aos canais de que não assisto normalmente. Parei no Discovery Kids e prestei atenção no desenho que estava passando, ele se chamava “Sid o cientista”, aos poucos fui dando importância ao desenho até perceber que este desenho é uma ótima iniciativa para a divulgação da ciência. No episódio que estava assistindo, Sid, o protagonista, começa questionar sobre a água. Primeiramente ele questiona a mãe, por que a água é liquida, ou por que ela é importante para a saúde. Sua mãe o responde e encoraja-o a levar este assunto a sala de aula.

Sempre antes de começar a aula, Sid e sua turma fazem uma pesquisa acerca de algum tema referente ao assunto do episódio, por exemplo, no episódio da água a pergunta foi se os pais deixam água aberta enquanto escovam o dente ou se ensaboam. Quando Sid entra na sala de aula, ele comenta com a professora sobre o interesse em entender mais sobre a água. Já sua professora, reúne toda a turma e começa a falar sobre a água, composição, utilidades dentre outros aspectos. É notório observar que durante todo o aprendizado dos pequenos alunos, são envolvidas todas as áreas do método científico. Dentre elas, é possível citar: a observação, experimentação, questionamento e a conclusão de idéias provenientes destes processos iniciais.

Cada episódio traz um assunto diferente a ser debatido. A abordagem é superficial, mas consegue abranger as dúvidas freqüentes que as crianças têm e levar-las ao pensamento crítico, base do processo científico.

É na infância que a criança começa a desvendar o funcionamento do mundo em que vive, portanto, vejo nestes desenhos educativos, uma ótima iniciativa ao ensino fora da escola. No qual a criança aprende questões básicas importantes assistindo desenhos educativos, fundamentados sempre de modo informal, divertindo os pequenos telespectadores.

Sid, o Cientista passa na Discovery Kids de segunda a sexta ás 09:30 e ás 15:00.



Semana de Química UNICAMP

Sonhos, Perspectivas, Inovação - Semana da Química Unicamp - 21 a 16 de Agosto

Acho que vale a pena conferir...
Só pra dar água na boca abaixo vai uma parte da programação

Abertura - Visualization in the Education of a Chemist

Prof. Dr. Peter Atkins (University of Oxford)

Domingo (21/08) - 18h30 - Local: Centro de Convenções

P03 – De Sais Fundidos à Líquidos Iônicos – Uma viagem “nano”

Prof. Dr. Jairton Dupont (IQ/UFRGS)

Segunda-feira (22/08) - 16h - Local: Auditório

P04 – Jornalismo Científico: Desafios para Melhorar a Cobertura da Ciência

Profª Germana Barata (LABJOR/UNICAMP)

Segunda-feira (22/08) - 16h - Local: IQ01

P09 – Astroquímica: da Formação dos Elementos Químicos até as Moléculas Pré-bióticas

Profª Drª Heloisa Boechat-Roberty (UFRJ)

Quarta-feira (24/08) - 10h - Local: Auditório


P10 – Inovação Tecnológica: da Bancada ao Produto

Vera Crósta (Consultora)

Quarta-feira (24/08) - 10h - Local: IQ01


P11 –Datação de Cerâmicas Arqueológicas por Termoluminescência

Prof. Dr. Alfredo Bernedo (IQ/UFF)

Quinta-feira (25/08) - 10h - Local: Auditório

P12 - Como Compostos Químicos atuam na Defesa de Plantas e Insetos: Estudos com Alcalóides Pirrolizidínicos

Prof. Dr. José Roberto Trigo (IB/UNICAMP)

Quinta-feira (25/08) - 10h - Local: IQ01

P13 - Aplicação de nanoestruturas de carbono no ramo ambiental e tecnológico: a questão magnética e anfifílica

Prof. Dr. Rochel Lago (DQ/UFMG)

Sexta-feira (26/08) - 10h - Local: IQ01



segunda-feira, 11 de julho de 2011


Olá,

Sou Igor Coreixas e faço Química Industrial na UFF, amigo do Dalmo.

Estou postando pela primeira vez, espero que gostem!

Neste ano, o tão conceituado MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), que figura entre as três melhores universidades do mundo, completou 10 anos da existência do seu curso aberto. Neste projeto da universidade, são disponibilizados vídeos, provas, slides e materiais de apoio para o estudo das mais variadas áreas de ensino. Tais quais:

-Engenharias

- Química, Física, Matemática

-Arquitetura, Economia, Ciências políticas etc.

São oferecidos mais de 30 cursos online e tudo isto de graça! Além do mais, os professores são excepcionais, alguns, por exemplo, já foram indicados ao prêmio Nobel, portanto não é algo a ser descartado.

Segue o link do site do MIT Open courseware.

http://ocw.mit.edu/index.htm

Dentre todas as vídeos-aula a que mais me chamou atenção foi a de introdução à química dos sólidos com o professor Donald Sadoway:

Introdução a matéria:

http://www.youtube.com/watch?v=rzGmSWxhwM8&feature=list_related&playnext=1&list=SP3B87AF6948F5E8F9

Site com os vídeos, exercícios e provas na íntegra:

http://ocw.mit.edu/courses/materials-science-and-engineering/3-091-introduction-to-solid-state-chemistry-fall-2004/

Apesar do excelente conteúdo oferecido, é necessário saber muito bem inglês para a total compreensão das aulas e provas. No entanto, há algumas legendas em português que podem ser ativadas no youtube.

Obs: Todos os vídeos do site, também se encontram no youtube.

http://www.youtube.com/results?search_query=mit&aq=f






Novo autor no blog

É com grande prazer que venho aqui apresentar mais um colaborador formal desse espaço.
Começei com o blog quando estava no meu segundo ou terceiro período da faculdade... Ao longo desse tempo é possível observar uma evolução de escrita, de pensamento educacional, entre outras coisinhas. Acho que esse espaço foi fundamental para meu desenvolvimento como professor e como estudante.
Dessa forma, passo o bastão para o Igor Coreixas, um rapaz que foi agora para o segundo período da faculdade, mas que tem muito gás pra tocar esse blog em frente.

Um dia vi um muleque com uma maleta cheia de reagentes pra fazer experimentos...
O cara gosta disso pra caramba! e é o que precisamos. alguém com gás pra colocar postagens novas e movimentar esse espaço que eu venho abandonando aos poucos.

Boa sorte meu amigo! e vamos fazer desse espaço um local (mesmo que virtual) no qual se faz EDUCAÇÃO e não só fale de química.

Roberto Dalmo